sábado, 28 de agosto de 2010

Conheça um pouco do Suriname: O mais desconhecido vizinho do Brasil



Bandeira do Suriname


Sabe aquele vizinho com quem a gente não tem amizade, e que muitas vezes esquecemos que está bem ao nosso lado? Assim é o Suriname, um pequeno e jovem país que faz fronteira com os estados do Amapá e Pará, na Região Norte do Brasil.


Localização do Suriname

Nos últimos 30 anos, arrisco dizer que lembro de no máximo 2 notícias sobre o Suriname que tiveram  destaque: O massacre de garimpeiros brasileiros ocorrido no Natal de 2009 e a medalha de ouro olímpica do nadador Anthony Nesty em Seul 1988, a primeira e única medalha de ouro ganha pelo país em um Olimpíada. Podemos ficar anos sem sequer ouvir falar do Suriname, e não vamos estranhar...

Anthony Nesty: Ele também foi o primeiro nadador negro a conquistar o Ouro olímpico

Portanto, vamos conhecer um pouco sobre este país ao mesmo tempo tão próximo e tão distante de nós brasileiros.

O Suriname foi uma antiga colônia Holandesa, que tornou-se independente em 1975. Tem pouco mais de 470.000 habitantes, e sua principal atividade econômica é a extração de Bauxita, matéria-prima para a fabricação do Alumínio (Há grande presença da ALCOA no país). Mesmo assim, a maior parte do país e formada por Florestas Tropicais praticamente intocadas.

A Floresta amazônica é o principal patrimônio do país

Cerca de 37% da população é de origem hindu, 31% de negros de origem africana e 15% de Javaneses, além de europeus, o que garante uma das maiores e mais amistosas diversidades étnicas do planeta. 

Templo Hindu em Paramaribo: Principal grupo étnico do país

A sua capital é Paramaribo, a maior cidade do país, com cerca de 250.000 habitantes (mais da metade da população). Ela não se parece em nada com nenhuma outra cidade do continente sul-americano. Veja algumas fotos:

As construções em estilo holandês de Paramaribo


Vista da Capital

A mais bela Mesquita da cidade: O islamismo também é bastante presente no Suriname


Palácio do Governo


Centro da cidade


Vista aérea: Rio Suriname e a maior ponte do país: a "Jules Wijdenboschbrug"
 (deu prá perceber que a língua oficial é o holandês?)

Curta um pouco da música e fotos deste belo país "Amazônico"



Mas como qualquer país subdesenvolvido da América do Sul, o Suriname tem muitos problemas de infraestrutura. Veja este vídeo gravado em 2009 durante uma grande inundação na capital:


CURIOSIDADES

Algo que sempre me intrigou foi: Por quê o Suriname e as Guianas não participam das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo ? Será que eles jogam futebol no Suriname ? 

A resposta é SIM, eles jogam futebol no Suriname, e revelaram ótimos jogadores. Muitos dos craques que vestiram a camisa da Seleção Holandesa de Futebol em Copas do Mundo são surinameses ou de família surinamesa, como Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Aron Winter, Michael Reiziger, Clarence Seedorf e Edgar Davids.


Davids, um dos muitos surinameses a disputar um Copa do Mundo (pelo Holanda...)


E respondendo a pergunta sobre as Eliminatórias, o Suriname disputa as Eliminatórias sim, na Zona da América Central e Caribe, pela CONCACAF  (filiando-se à CONMEBOL eles levariam surras homéricas de todos os times, até da Venezuela). Na disputa de para a Copa da África, eles foram eliminados em um "mata-mata" contra a Guatemala. O time é fraco, mas eles juram que tem "jovens talentos".

Escudo da Federação de Futebol do Suriname


Veja mais fotos...


Saiba mais sobre o Suriname...

Hino Nacional do Suriname



Follow eduardorey on Twitter

6 comentários:

  1. Muito bom... me ajudou a conhecer um pouco mais e me deu até mais interesse em procurar mais sobre esse país!

    ResponderExcluir
  2. Suriname é show lindo pais se Deus permitir eu estarei indo embora para esse pais maravilhoso o ano que vem e ele a de permitir

    ResponderExcluir
  3. Estarei indo à trabalho para o Suriname em 2011, gostaria de saber mais sobre o custo de vida. Preço de comida, alugue, internet (existe?), roupas, etc.
    Qualquer dado possível favor enviar para mwctba@yahoo.com.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. muito bonito pais.um dia quem sabe conhecerei essas belissimas cidades!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este artigo, direto e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu já morei em Suriname em 2012. Eu amei essa cidade e até hoje tenho vontade de voltar. A ponte é linda, e é como se fosse uma cidade do Brasil, até alguns chineses falam um pouco do português.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar meu post! Respostas ofensivas, racistas ou de cunho religioso não serão aceitas.