quinta-feira, 10 de março de 2011

Conheça a Basílica de Santa Sofia em Istambul, a construção que mudou a história da Arquitetura

Vista da Basílica de Santa Sofia. 1.500 contemplando o Bósforo

Frequentemente incluída nas listas de Maravilhas da Humanidade, a Basílica de Santa Sofia (ou "Hagia Sophia"), em Istambul, na Turquia, é uma das mais impressionantes construções do mundo.

Os famosos mosaicos, que ficaram escondidos durante os 500 anos em que Santa Sofia foi uma Mesquita

Com quase 1.500 anos de história (Foi finalizada em 537 DC), apesar de ser referida normalmente como uma mesquita, foi inicialmente uma Igreja Ortodoxa, sede do Patriarcado de Constantinopla (atual Istambul), e só depois de 900 anos, em 1453, quando os Otomanos tomaram Constantinopla, tornou-se uma Mesquita. Como templo muçulmano, Santa Sofia tem uma história de cerca de 500 anos, até 1935, quando foi "secularizada" (deixou de ser uma igreja) e tornou-se um dos Museus mais visitados do mundo.

O Domo que para muitos mudou a história da Arquitetura

Seu impressionante domo de 31 metros de diâmetro e 55,6 metros de altura foi projetado por Isidoro de Miletto e Antemio de Tralles, que eram nada menos do que mestres em Geometria da Universidade de Constantinopla. Sua estrutura desafiava todas as construções já feitas até então. Por estas características costuma-se dizer que a Basílica de Santa Sofia mudou a história da Arquitetura.

Vista noturna...igualmente incrível

Infelizmente o domo ruiu após um terremoto em 558 DC (O domo seria destruído e reconstruído mais duas vezes até o ano de 994). Logo após a primeira catástrofe, foi contratado Isidoro, o Jovem,  sobrinho de Isidoro de Miletto, que reconstruiu o domo utilizando materiais mais leves. 

Santa Sofia e sua vizinha Mesquita Azul vista do Estreito de Bósforo
Sua arquitetura influenciou a maioria das mesquitas construídas após 1453

Para a construção da Basílica, foram trazidos os melhores materiais de todas as partes do mundo conhecido na época: Pedras vermelhas Egípcias, Mármore Verde da Tessália, Pedras negras do Bósforo e Amarelas da Síria, e até as Colunas Helênicas do Templo de Diana em Éfeso, uma das 7 maravilhas do mundo antigo teriam sido utilizadas.

Templo de Diana em Éfeso, uma das Maravilhas do Mundo Antigo
Há relatos de que colunas do Templo foram usados na construção da Basílica

Relembre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo em...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo

Ao navegar entre Europa e Ásia pelo estreito de Bósforo ao pôr-do-Sol, com a Basílica de Santa Sofia ao fundo, entendemos perfeitamente o grande Imperador Justiniano I, que ao ver a obra terminada, comparou-a ao Templo de Jerusalém onde estaria depositada a Arca da Aliança, dizendo "Salomão, eu te superei!"

Pôr-do-Sol sobre Santa Sofia, com o Bósforo ao fundo


Mapa da Turquia.
Santa Sofia encontra-se em Istambul

Saiba mais sobre a história da Basílica de Santa Sofia em

Istambul ao entardecer
A antiga Constantinopla permanece com uma das mais pulsantes metrópoles do mundo


Follow eduardorey on Twitter

Um comentário:

Obrigado por comentar meu post! Respostas ofensivas, racistas ou de cunho religioso não serão aceitas.